sábado, 21 de maio de 2011

Só o Turbo basta?

Só o turbo basta? 1ª parte - Geral
Mat�ria sobre os cuidados que devemos tomar ao turbinar um carro por: Claudio M. Kaiser




_Analisando os resultados obtidos junto com os gastos gerados, o kit turbo compressor é hoje a melhor alternativa de ganho de potência rápida e controlável, dizemos controlável pois o preparador controla o quanto de pressão usará no sistema de sobrealimentação. Prestem muita atenção, quem controla a pressão é o preparador e não o condutor, principalmente se for um daqueles que gostam de aparecer e causam vários estragos em muros, postes, laterais de outros carros...


__Existem muitas matérias que explicam como funciona um turbo, como foi inventado, que aplicações eles têm e algumas que dizem como preparar o motor para turbiná-lo. Muitas dessas matérias são sérias e informam muito bem. Mas o que dizer do resto do carro? Será que você pode simplesmente pegar um e turbiná-lo com R$ 1.000 e sair andando? A resposta é não!


__Existem diversos tipos de turbo compressores que podem custar de R$ 900 até 5.000. Sendo que o custo médio fica em torno de R$ 1.500. Por outro lado, para se ter um carro turbo que funcione bem, que seja seguro e não arrebente o tempo todo, seu gasto será em torno de duas à três vezes o valor do kit turbo em si.
__Estes outros gastos parecem desnecessários até pintar um poste na sua frente, uma curva acentuada ou uma quebra do motor e conseqüentemente um baita dor de cabeça para você e outros inocentes.


__Uma coisa lógica acontece nestas horas, seu carro terá de 50 a 100% a mais de potência só com o kit turbo, e esta potência precisa ser passada para o chão, nesta hora que entram as principais modificações. Abaixo segue uma lista básica de itens para que seu carro suporte toda potência e não te cause um estrago grande.


Suspensões (retrabalho no curso e pressão do sistema);
Freios (o carro vai passar a atingir velocidades maiores, e as freadas passam a ser mais exigentes, é importante rever o sistema de freios);
Pneus (você sabia que todos pneus têm um limite de velocidade e ela está indicada visivelmente na faixa do pneu? O seu agüenta chegar a 200km por hora sem explodir?);
Embreagem (não pense que a original pode quebrar um galho, ela quebra antes disso);
Segurança reforçada (barra anti-torção, reforços no chassi e até chassi tubular, ótimos para não quebrar o carro no meio);
Acessórios (manômetros, marcadores, RPM e tudo isso não servem como enfeite, alguns são feios, mas são úteis pra kct);
Volante (será que os volantes de competição são apenas “bonitinhos”? ou garantem manobras em situações que exigem respostas rápidas?);
Bancos e cintos de segurança (alguns são duros mas ajudam seu corpo a não deslizar pelo carro em alguma curva ou ultrapassagem);
Utilitários para vida útil do motor (intercooler, filtros e algumas dicas básicas para não danificar o motor e a turbina);
Condutibilidade (essa palavra parece estranha? Então esqueça, você não merece um carro turbo. Seu modo de conduzir o carro que vai garantir sua segurança e a de outros bem como a vida útil de seu motor);
Paciência (não tenha pressa em montar o carro);
- E por fim, cabeça no lugar, quem monta um carro forte pensando em aparecer consegue isso (inclusive costuma sair em boletins de ocorrência, jornais, lista de óbitos etc).


Esses campos também servem para outros tipos de alterações na potência do veículo (aspirados, nitro, blower...) e serão abordados em matérias futuras bem como suas utilizações e marcas do mercado, mas avisando: Carro turbo é um ótimo brinquedo mas quando se tem bom senso!

MOTORES COM TURBOS
PASSAT


BARRA ANTI-TOR��O
BARRAS DE PROTE��O (CHASSI TUBULAR)
FREIO A DISCO
INSTRUMENTOS
INTERCOOLER
INTERCOOLER
ACIDENTES
ACIDENTE LAMBORGUINI
ACIDENTE PICKUP CORSA
SANTANA
MOTOR TURBINADO COM REFOR�OS
CIVIC
GOL ARRANCADA
ITENS DE SEGURANÇA
SUSPENS�O
BANCOS DE COMPETI��O (CONCHA)



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