sábado, 21 de maio de 2011


Só o turbo basta? 2ª parte - Suspensão
Mat�ria sobre os cuidados que devemos tomar ao turbinar um carro por: Claudio M. Kaiser



Continuando nossa troca de informações sobre carros turbinados vamos falar agora sobre suspensões e sua importância.
__Só para lembrar: essa série de matérias tem como objetivo alertar todos os doentes por carros que preparar o motor de um carro envolve muito mais do que apenas comprar um kit turbo com R$1.200,00 e sair por ai fazendo tssssss.

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Para isso vamos avaliar alguns conceitos que ouvimos em rodinhas de bate papo sobre carros como:
"SUSPENSÃO ORIGINAL? Ae na moral, suspensão original não presta para carros preparados."

Correto. A suspensão original foi projetada e desenvolvida para oferecer conforto, segurança e estabilidade para determinado tipo de veículo com sua configuração original, peso, pneu e capacidade de carga. Logo um carro que pesa 1,2 toneladas com motor 1.8 e potência de 100cv teve sua suspensão projetada para essas medidas.
__Agora imagine que você instalou um kit turbo básico neste mesmo carro, e que dos normais 100cv o motor renderá 160cv. Pronto, 160cv não é nada assustador, mas em um carro de 100cv é um ganho de 60% a mais de potência! E o kiko? Simples!
__Vamos exemplificar: imagine-se no seu joguinho de futebol de final de semana com os amigos, bom né? Agora imagine que no próximo domingo você estará com suas perninhas 60% mais fortes, apenas os músculos mais fortes. Não acha que seus tornozelos de frango e joelhos de pato também precisariam estar mais fortes para suportar a carga das novas panturrilhas de elefante? Pois é, se você não fortalecer suas juntas e ligamentos você não irá render a força descomunal que tem nas pernas e ainda corre o risco de sofrer uma séria lesão. Ta Dr., mas e o carro turbo?O mesmo principio se aplica ao carro, se ele tiver uma potência de motor 60% maior que a potência original e não estiver bem calçado ele não irá fazer uso desta potência pois haverá um grande desperdício, ele pode quebrar facilmente a suspensão original e o pior de tudo ele não estará seguro. 

Então quer dizer que eu só preciso rebaixar o carro? NÃO!
__Você precisa adequar toda o seu conjunto de suspensão a nova realidade do carro, e isso inclui retrabalhar amortecedores em sua pressão e curso, inclui escolher molas adequadas e buchas também. Talvez você não tenha grana para colocar todas as buchas em material especial e molas altamente preparadas, mas elas precisam ser novas jamais use molas ou buchas gastas e danificadas, os amortecedores obrigatoriamente precisam passar por um novo acerto de pressão e curso. Para isso procure empresas sérias que estão no mercado há tempo ou que tenham profissionais experientes, vá a provas de arrancada e escolha entre os patrocinadores dos melhores carros.

REBAIXAR
__Rebaixar carros está muito ligado a alta performance, pois quando bem feito o rebaixamento de suspensões garante maior estabilidade em uma tocada esportiva. Mas FIQUE ESPERTO fuja dos caras que anunciam que encolhem mola com calor, com grampos, com amarrações ou mandingas/urucubacas.
__Isto é sério, carros rebaixados que apenas cortam as molas são perigosos para andar e ainda por cima ficam tudo arrebentados, pois todo o impacto que deveria ser recebido na 
suspensão do carro é passado para o chassis e isto vai causar trincas, rachaduras além de rangidos. Isso sem contar que uma encrenca rebaixada sem critérios nunca vai estar alinhada (adeus pneus...).
__Converse com preparadores de carros, conheça as leis sobre modificação de suspensões, avalie o uso que você irá fazer do carro, lembre da cidade de São Paulo que tem vias maravilhosas para estourar amortecedores e fuja das fórmulas mágicas.
__Carro rebaixado é muito bonito e anda melhor, isso ninguém nega, mas essa regra se aplica somente em carros que tem suspensões preparadas. O resto? O resto só serve para queimar o filme de quem realmente quer um carro bom e não está tão preocupado em aparecer nas portas de baladinhas na Vila Olímpia com carros socados.
__Para carros preparados você pode optar por suspensões fixas com trabalho nos telescópios, amortecedores e molas, e também existe a opção da suspensão de rosca, onde você pode definir a altura do veículo sempre que desejar (manualmente), mas nesta opção fique sempre atento se não houve alteração no alinhamento e cambagem.
__Você também pode instalar a suspensão a ar e seguir os mesmos cuidados recomendados da rosca. E já tem no Brasil algo muito louco que é a suspensão hidráulica, mas esta opção já não está ligada a preparação é outro esquema...
__Só para lembrar: Já vi muitos carros fortes serem espancados por carros mais fracos em motor, onde algumas vezes a suspensão fez a diferença.
Até mais, onde falaremos sobre Freios!
Claudio M. Kaiser


FOTOS DE SUSPENSÕES
ESQUEMA DE SUSPENS�O
RAIO-X DA SUSPENS�O DE UM MUSTANG
SUSPENS�O EM MOVIMENTO
SUSPENS�O EM 3D
CARROS PREPARADOS COM SUSPENSÕES PREPARADAS
GOL
SAVEIRO
DODGE DART
SAVEIRO

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