sábado, 21 de maio de 2011

3° Parte


Só o turbo basta? 3ª parte - Freios
Mat�ria sobre os cuidados que devemos tomar ao turbinar um carro por: Claudio M. Kaiser

Em continuação sobre nossa troca de informações sobre carros preparados para alta performance, vamos agora trocar uma idéia sobre freios.

__Mas antes disso, fui recentemente questionado por alguns colegas dizendo que é ilusão minha dizer que um carro preparado deve estar modificado em todos os seus itens. Entendo o que a galera falou! Realmente é difícil pra cacete montar um carro, e assim como a maioria eu culpo o nosso amado governo pelos altos preços praticados em nossa Goma (Brasil). Ou seja, não estou fora da realidade, eu faço parte dela e também já andei por muito tempo de carro turbinado com pneus remold (toda vez que atingia 200 km/h eu achava que era a ultima vez).

__Mas tem coisas que não da para admitir, estou cansado de ver nas ruas carros turbinados com equipamentos de som que custam R$ 2.000,00 adesivos de R$ 150,00 e asas ridículas que nem imagino quanto custam com todo esse visual agressivo MAS COM PNEUS CARECAS... O objetivo do site em escrever estes textos vai além das dicas sobre quais os passos para se montar um carro customizado, nosso objetivo envolve também a segurança de nossos leitores. Por isso vai mais uma vez o conselho: “Quando montar um carro forte saiba que a potência desse carro vai além do motor, a potência esta ligada ao conjunto”.

FREIOS

__Correr é bom, de carro então é muito melhor. Mas conseguir parar é essencial para quem quer voltar a correr em outras oportunidades.

__No caso de carros preparados existem muitos detalhes que fazem a diferença na hora de parar o carro, mas vamos apenas nos concentrar nos FREIOS. A mesma idéia da suspensão se aplica também aos freios, se você tem um carro com o dobro de potência você vai precisar também de maior capacidade de frenagem, isto já esta obvio.

__Mas como fazer para potencializar um sistema de freios? Isso requer uma par de cálculos, mas um jeito fácil e mais barato de resolver este problema se resume em manter seu carro sempre com discos e pastilhas novas, mantenha o sistema sempre abastecido de fluído e muito bem regulado. Se possível instale freios a disco nas quatro rodas, faz uma diferença grande. Tudo isso é muito caro para fazer, mas se você não tiver o dinheiro para pagar um sistema de freios gringo, tire a diferença no seu estilo de dirigir! Como? É fácil!

__Pense que um carro turbo é capaz de atingir altas velocidades em pequenos espaços, para se ter um exemplo um carro turbo básico consegue atingir 100km/h em segunda marcha, isso significa pouquíssimos metros. Mas na hora de dirigir, não pense em quilômetros por hora, pense em metros por segundo. Faça as contas e veja a quantos metros por segundo estará se seu carro estiver a 100km/h, garanto que você ficara impressionado com a velocidade. Viu porque dizemos que um freio bem preparado pode fazer a diferença?

__Em especial durante esta parte na matéria procuramos de propósito omitir um pouco aquele tom de brincadeiras que são características de nossos textos, isto porque já tivemos vários amigos colegas e conhecidos que sofreram e causaram sofrimento por causa de acidentes com carros. Para vocês nossos camaradas leitores, deixamos o recado que quer estejam de carro preparado ou de original tenham a consciência de saber a hora de parar de acelerar e parem antes desta hora. Somos todos grandes fãs de carros Customizados com motores ignorantes e socados com som extremecedores, mas só vamos curtir nosso vicio se estivermos vivos, to certo?

__Obs. Gostaria de saber se algum de nossos leitores tem algum caso para contar que já se passou com seu carro Customizado, pode ser alguma coisa engraçada, uma escapada de um acidente por um triz, alguma insanidade feita, alguma viagem arriscada com seu manco etc.



FOTOS DE FREIOS
FREIOS A DISCO
FREIOS HIDRÁULICOS (TAMBOR)
DISCOS E TAMBORES
MODELOS ESPORTIVOS DE FREIOS A DISCO
RAIO-X                                     

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